Palestrantes
[Conferencistas, Palestrantes e Mediadores]
[Sônia Troitiño]
Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP). Doutora em História Social pela USP, com formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/MCU-España e Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid, Espanha. Foi coordenadora do CEDHUM-Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília (2012-2014); coordenadora do CEDEM-Centro de Documentação e Memória da UNESP (2014-2020); presidente CADA-UNESP (2017-2020). Desenvolve pesquisas em Arquivologia e História, com ênfase em arquivos permanentes e tratamento documental. Coautora do livro Dar nome aos documentos: da teoria à prática; do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da Unesp: Atividades Meio; entre outros.
[Karla Maestrini]
Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011) e mestrado em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de Historiografia e Documentação. Atua no campo da pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. Trabalha atualmente no Programa de Gestão Documental da Secretaria Municipal de Educação.
[Cezar Karpinski ]
Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação, Memória e Patrimônio; Conservação e restauração de documentos bibliográficos e arquivísticos. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação e Restauração de documentos em suporte de papel (UFSC) e do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (UFSC).
[Stanley Plácido]
Historiador, com doutorado em História Econômica (USP) e mestrado em História Social (UERJ). Pesquisador vinculado ao grupo de Pesquisa 'Organizações e Sociedade" da Escola Paulista de Política e Negócios da UNIFESP. Atualmente é Executivo Público do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Entre suas áreas de estudo e atuação destacam-se História, Educação e Administração Pública.
[Leonardo de Sá Miranda]
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Diretor do Arquivo Público Municipal de São Caetano do Sul. Doutorando em história econômica pela USP. Mestre em história econômica, também pela USP. Extensão universitária em introdução à política e ao tratamento dos arquivos pela PUC-SP. Graduação em história pela USP.
[Daniel Flores]
Docente do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Rio de Janeiro - Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa. Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Universidade de Brasília - UnB: Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia - FHETA. Representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas - GE RIBEAU - Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria / ALA e do Grupo de Trabalho sobre Gestão e Preservação de Documentos Eletrônicos - GTGPDE da Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). Bacharel em Arquivologia pela UFSM, Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Engenharia da Produção - Tecnologia da Informação pela UFSM, Doutor em Documentação pela USAL/Espanha - revalidado pela UFRJ como Doutor em Ciência da Informação no Brasil e pós-doutorado na USAL/Fundação Carolina em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Consultor e Assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística.
[Regina Céli de Sousa]
Graduada em Direito pela Universidade Paulista e em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Trevisan.Gerente de Conhecimento e de Informações de Machado Meyer Advogados, desde 2002. Foi Presidente, do Conselho Federal de Biblioteconomia, do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo em 4 gestões, da Comissão Brasileira de Informação e Documentação Jurídica e da Associação Paulista de Bibliotecários. Foi coordenadora e é atualmente conselheira do Grupo de Informação e Documentação Jurídica/SP. Organizadora, palestrante e mediadora em diversos eventos na área de Biblioteconomia e Documentação
[Miguel Ángel Márdero Arellano]
Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Senior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e lider do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade". Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021).
[José Carlos Abbud Grácio]
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1987), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Marília. Foi Diretor de Informática da UNESP/Marília, de 1995 a 2009. Foi membro do Comitê Superior de Tecnologia da Informação da UNESP no período de 2009 a 2016. Presidente da Comissão Permanente de Preservação Digital da Unesp desde 2018. Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília. Pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Preservação Digital, Políticas e Planos de Preservação Digital, Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos e Metadados. Membro do grupo de pesquisa Dríade.
[Leila Cristina Antero Cordeiro]
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP), com pesquisa sobre a Preservação de Mídias Digitais em Instituições Museológicas. Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - FIG/UNIMESP. Técnica em museologia pelo Centro Paula Sousa - ETEC. Foi assistente de pesquisa e documentação e técnica em Museologia no Museu da Cidade de São Paulo. Também foi Documentalista Junior no Museu Afro Brasil. Foi professora no curso online "Conceitos e Montagem de Exposição", da Nucleo Academy. Atuou como Assistente de Museologia no Museu da Inclusão da Inclusão. Atualmente é museóloga no Museu da Diversidade Sexual de São Paulo.
[Marcela Noronha Pinto de Oliveira Sousa]
É arquiteta e urbanista, com mestrado e doutorado pela UNICAMP. Foi pesquisadora visitante no Stuckeman Center for Design Computing (SCDC), na Penn State University (EUA). Atuou como docente em diferentes cursos de especialização em modelagem da informação da construção (BIM) e foi professora cadastrada no primeiro oferecimento do curso de pós‐graduação lato sensu Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil da Unicamp. Em agosto de 2022 finalizou um pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP no tema de HBIM e gêmeos digitais e em setembro deu início a sua participação como pós-doutoranda no CEUCI na FECFAU, UNICAMP. Possui experiência nas áreas de arquitetura, desenho urbano, mobilidade urbana, modelagem da informação da construção e da cidade, design computing e modelagem algorítmica.
[Roberto de Souza]
Formado pela Universidade São Judas Tadeu (2018), especializando em Gestão de Projetos com ênfase em BIM pela faculdade de Tecnologia SENAI em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto é arquiteto coordenador do Núcleo do Acervo Arquitetônico do Departamento dos Museus Municipais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Bens culturais e Preservação da Arquitetura, atuando nos seguintes temas: projetos de conservação e restauro. Foi Membro integrante da Comissão de elaboração do 1º Plano Museológico para o Museu da Cidade de São Paulo, redator do Regimento interno contribuindo para delimitação das atribuições das Seções Técnicas de Arquitetura e da Política de Gestão de Acervos especialmente na questões que incidem sobre o patrimônio edificado e desde 2021 integra a Comissão de Acervos do Museu da Cidade. Atualmente é membro do comitê ABNT/CEE-134 que trata da normatização da modelagem da informação da construção e membro do comitê ABNT-CEE 237 que trata das normatizações de desenho técnico.
[Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira]
Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação (ANCIB); Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia e Ex-Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba. Atual Vice-coordenadora do Núcleo de cultura popular da UFPB (NUPPO) e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba. Atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória.
[Ana Paula Pavan]
Atualmente é coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa do DPH onde atua desde 2009, quando ingressou no serviço público municipal como bibliotecária. É graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2005, FESPSP), especialista em Gestão de Projetos (SENAC, 2009) e Gestão de Documentos de Arquivo (2014, FESPSP).
[Alessandra Atti]
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária na Prefeitura da Cidade de São Paulo, na qual exerce o cargo de Gestora da Biblioteca Pública Municipal Camila Cerqueira César. Foi Conselheira no Conselho Federal de Biblioteconomia – 18ª Gestão (2019-2021) e no Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região - Gestões 2015-2017 e 2018. Exerceu os cargos de Supervisora de Acervo e de Tratamento da Informação na Biblioteca Mário de Andrade e foi Diretora da Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.
[Antonio Carlos Morato]
Advogado. Professor Associado do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP), na qual ministra as disciplinas de Direito de Autor na Sociedade da Informação (período noturno) e Direito Civil. Professor do Mestrado em Direito Médico da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP ). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da 100a Subseção da OAB/SP (Ipiranga).
[Danilo Montingelli]
Bacharel e tem especialização em Filosofia e cursa graduação em Museologia. Coordena o Programa Diálogos no Museu, do Museu da Cidade de São Paulo - MCSP, e programa outros eventos artístico-culturais para a instituição. Servidor público municipal efetivo, desde 2002, atuou também, na Secretaria de Cultura, junto à Curadoria do Centro Cultural São Paulo - CCSP, e como produtor de conteúdo para a Jornada do Patrimônio, junto ao Departamento do Patrimônio Histórico - DPH. Elabora e ministra cursos para o Centro de Formação em Controle Interno, da Controladoria Geral do Município, com destaque para os cursos "Compliance e Combate à Corrupção" e "Reflexões para Combate ao Machismo Institucional e Social".
[Adriana Carla de Oliveira]
Pós-doutora em Direito pela UFRN. Doutorado em Ciência da Informação pela UFPB, com Doutorado Sanduíche no College Information & Communication, University of Tennessee, USA. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN. Especialista em Gestão Estratégica de Empresas pela UnP e MBA Data Protection Officer (IESB). Graduada em Biblioteconomia e Bacharel em Direito. É especialista em Privacidade e Proteção de Dados, LGPD/GDPR, Propriedade Intelectual e Ciência Aberta. Possui certificação internacional pela EXIN. É membro convidada da OAB/DF e Membro associada da GovDADOS. Servidora pública do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFRN) e da Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI/UFRN). Docente da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e Escolas Judiciais nacionais. Autora de diversas obras e publicações científicas, dentre elas, “Ciência Aberta, Direitos de Propriedade Intelectual e Autoria Colaborativa: a multidimensionalidade da ciência contemporânea” e Diálogos sobre a Privacidade e a Proteção de Dados Pessoais no Brasil: um olhar multidisciplinar sobre o tema.
[Pablo Soledade]
Diretor da Escola GDI (Escola para gestores de documentos e informações). Doutorando e mestre em Ciência da Informação. Especialista em Administração com ênfase em Gestão de Serviços. Bacharel em Arquivologia Foi membro da Câmara Técnica de Digitalização de Documentos do Conselho Nacional de Arquivos, participando da elaboração da Resolução 48 do Conarq. Ex-Conselheiro do Conarq – Conselho Nacional de Arquivos. Ex-presidente da AABA. Tem mais de 10 mil alunos treinados nos segmentos de gestão documental, digitalização e transformação digital. Já atuou em projetos que somados ultrapassam mais de 50 milhões de digitalizações realizadas.
[João de Pontes Junior]
Mestre em Ciência da Informação e Graduado em Biblioteconomia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Foi Bibliotecário do SESC Campinas/SESC Pinheiros. Também um dos colaboradores da equipe de criação do portal de Acervos da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente exerce suas funções na Supervisão de Museologia e Acervos Municipais no Departamento dos Museus Municipais, como Coordenador Técnico do acervo de fotografias e Curador Digital de conteúdo. Foi conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região nas gestões (2015-2017 e 2018-2020). Membro do Conselho Editorial e Produtor Associado da Memoricidade - Revista do Museu da Cidade de São Paulo.
[Francisco Paletta]
Professor no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Doutor em Ciência, Mestre em Engenharia de Produção, Mestre em Gestion de l’Information et de la Connaissance Université Paul-Valéry Montpellier III - França. MBA em Altos Estudos de Estratégia e Geopolítica, MBA em Marketing, Bacharel em Engenharia Elétrica. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto – Portugal. Coordenador do Observatório do Mercado de Trabalho Profissional da Informação na Era Digital CNPq ECA USP. Chefe do Departamento de Informação e Cultura ECA USP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação PPGCI e Mestrado Profissional em Gestão da Informação.
[Isa Maria Freire]
Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Coordenou o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba de 2009 a 2011. Presidiu a Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) no período 2010-2014. Coordenou o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da ANCIB de 2014 a 2018. Presidiu o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção de João Pessoa de 2019 a 2021. Editora científica da revista Informação & Sociedade: Estudos no período de 2009 a 2021. Fundadora e Editora Científica da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB). Editora-Chefe das redes sociais do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. Coordena a rede de projetos do LTi. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq. Bolsista de produtividade 2 no CNPq.
[Claudete Aurora]
Mestre em Ciências da Informação pela PUC Campinas, graduada em biblioteconomia, e especialista em Gestão de Segurança da informação. Atuando a mais de 18 anos em Governança Documental Corporativa, com destaque nos projetos de ECM em diversos segmentos com foco em compliance, ISO IEC 27001 Segurança da Informação, BACEN, SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), Conarq (Conselho Nacional de Arquivos). CEO da Soluarq, que atua como consultora e tecnologia e serviços especializados para garantir a segurança corporativa através da transformação e preservação digital
[Charlley Luz]
Publicitário que percebeu que o mundo da comunicação estava mudando e por isso se interessou pelo mundo da informação digital. Tornou-se bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É empreendedor, consultor, professor e palestrante. Especialista em Sistemas e Serviços de Informação (FESPSP), desenvolve projetos em gestão documental, portais corporativos, experiência do usuário (UX Research), além de planejamento e arquitetura de informação de ambientes e repositórios digitais. Na área da Educação Técnico em Publicidade, Bacharel em Arquivologia e Pós-Graduado em Gerência de Serviços de Informação. Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. Autor dos livros Arquivologia 2.0, Primitivos Digitais, Arquivoconomia Digital, Será a Linha do Tempo um documento?
[Paula Talib Assad]
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo com o projeto de pesquisa intitulado "Waldisa Rússio e o museu-processo: os casos do Museu da Indústria e Estação Ciência". Desde 2014, atua nas áreas de pesquisa, comunicação e conservação de acervos museológicos e arquivísticos em instituições como Fundação Bienal de São Paulo e Instituto de Estudos Brasileiros - USP. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, desempenhando ações de gestão das atividades e equipes responsáveis pela salvaguarda e pesquisa dos acervos do MCSP.